Os moradores de Belo Horizonte podem acompanhar pelo Twitter, Facebook e por um canal criado no aplicativo Telegram pela Defesa Civil os alertas de chuva. Por essas redes sociais, o órgão antecipa as pancadas de chuva na cidade e também informa sobre os riscos de alagamento de córregos e de ruas da capital mineira.
Por meio do Twitter, Facebook e Telegram, é possível saber quais ruas motoristas e pedestres devem evitar para com que as pessoas não fiquem ilhadas ou até mesmo possam sofrer acidentes devido as enxurradas.
No Telegram a Defesa Civil tem um canal público que informa os usuários em tempo real sobre a chuva. Quem quiser receber os alertas basta baixar o aplicativo pelo celular e entrar no canal pelo endereço defesacivilbh. O canal já tem 1.515 usuários. Já pelo FACEBOOK, a Defesa Civil também divulga informações e tem 17.961 usuários. No TWITTER são 70.201 usuários.
A Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda que os órgão públicos avise precocemente a possibilidade de desastres para que a população adote medidas de autoproteção como evitar locais de alagamentos, não se abrigar embaixo de árvores e evitar áreas de desabamentos.