A vacinação contra a febre amarela não tinha nem começado e já tinha fila na unidade básica de saúde do bairro Cascalho, em Nova Lima, na região metropolitana, por volta das 8h deste sábado (13). A cidade teve cinco casos notificados, sendo quatro mortes, três delas confirmadas nesta semana.
Ao todo, são dez mortes confirmadas no Estado, todas neste ano. A escalada de casos fez a população que ainda não tinha se preocupado com a doença mudar de atitude.
A auxiliar administrativa Maria de Lourdes Santiago Lima, de 53 anos, era a última da fila por volta das 9h, atras de mais de 100 pessoas. “Não vou desistir. Tem que se prevenir né?”, disse ela. Maria de Lourdes trouxe a carteira de vacinação, onde consta que ela se imunizou contra febre amarela em 2008. Mas mesmo assim, na duvida, ela veio ao centro de saúde para se informar.
O taxista Alexandro Figueiredo, 43, chegou antes da vacinação começar e pegou a senha 28. Ele contou que só foi se preocupar de verdade depois de perder um amigo com a doença. “A gente fica assustado, teve caso muito perto da gente”, comentou.
Confira um vídeo feito pelo fotógrafo Moisés Silva mostrando a movimentação no local: