As famílias que vivem no Bairro Elisson Prieto, popularmente conhecido como assentamento do Glória, começaram a receber os certificados de posse das propriedades. Segundo a comissão que trabalha no local, mais de 800 documentos já foram entregues.
Entre outras etapas no processo de regularização do bairro, aconteceu nesta semana uma reunião entre o Presidente da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab) e o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, para tratar de temas pendentes com a administração municipal.
Segundo o presidente da Cohab Minas, Alessandro Marques, com o processo de cadastramento das mais de três mil famílias concluído, moradores de contrato assinado recebem o certificado da posse do imóvel.
“Significa que estamos validando a posse daquele imóvel. A partir de agora as famílias têm tranquilidade de que aquele ambiente em que residem a pertence e eles. Ao fim o processo, o dono do imóvel vai receber o título de propriedade que é a escritura pública no nome dele”, explicou.
Regularização do bairro
O termo de compromisso visando a regularização fundiária urbana da área, que até então pertencia à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), foi assinado no final do ano passado.
Com isso, o governo de Minas, por meio da Cohab, ficou responsável por fazer a reurbanização e elaborar o projeto de regularização e implantação da infraestrutura essencial. À Prefeitura caberá a instalação de equipamentos públicos para garantir os serviços essenciais da rede pública municipal aos moradores.
A iluminação pública, por exemplo, está em andamento. Conforme a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), o trabalho de montagem das estruturas, como os postes, já está praticamente concluído.
A expectativa, conforme o presidente da Cohab, é que a administração municipal e Cemig concluam a instalação do sistema elétrico até março.
Além disso, os moradores também já estão contando com alguns atendimentos como a visita de servidores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para orientar os moradores quanto à prevenção de doenças transmitidas por animais peçonhentos, entre outros.