Ronaldo Adriano, um dos maiores compositores do Brasil, morreu aos 74 anos nesta sexta-feira (21.ago.2020) em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O compositor sofreu um infarto e morreu por volta das 06h.
A morte do cantor e compositor foi confirmada pela família do artista, no perfil oficial do cantor.
Devido a pandemia de Covid-19, não haverá velório e a família fará a despedida por volta das 17h20, no Cemitério Bom Pastor, em Uberlândia.
Fãs lamentaram a morte do artista
A historiadora Marina Braga, amiga do cantor há alguns anos, lamentou a morte do astro da música sertaneja.
“Você partiu, mas ficará para sempre na nossa memória e será saudade em nossos corações. A lembrança e a saudade que você deixou, serão eternizadas nas românticas e apaixonados melodias, que serão o acalento aos seus fãs.
‘Meu poeta, meu conterrâneo’ é assim que sempre me referi a você, agora você se foi, como terei palavras pra escrever um texto para um gênio poeta? Peço ao nosso Deus que o acolha em seus braços. Vá com Deus eterno amigo”, disse emocionada a historiadora.
História de Ronaldo Adriano
Nascido na fazenda ‘Cabeceirinha’, na região rural de Capinópolis em 1946, Alberito Leocádio Caetano, mais conhecido pelo nome artístico Ronaldo Adriano, recebeu as primeiras orientações musicais da mãe, dona Ana.
Ronaldo Adriano viveu boa maior parte da vida na cidade de Uberlândia, no entanto, sempre mantinha contato com os amigos de Capinópolis.
Trilha sonora na Tv Globo
“Você é doida demais, E você é doida demais, Doida! muito doida! Você é doida demais!”. Quem não conhece este sucesso eternizado na abertura do seriado “Os Normais” da Tv Globo? Este foi o primeiro sucesso composto por Ronaldo Adriano em parceria com Lindomar Castilho, que também fez parte da trilha sonora do filme “Carandiru”.
Regravado por grandes nomes da música sertaneja
São centenas de músicas compostas de regravadas por grandes nomes da música popular, como: Tião Carreiro e Pardinho, Tonico e Tinoco, Cascatinha e Inhana, Trio Parada Dura, Barrerito (solo), Gilberto e Gilmar, Roberto e Meirinho, Peão Carreiro e Praense, Milionário e José Rico, Reginaldo Rossi, Sérgio Reis, Teodoro e Sampaio, Lindomar Castilho, Valdick Soriano, As Galvão, Leandro e Leonardo, Leonardo (solo), Chico Rey e Paraná, Frank Aguiar, Cézar e Paulinho, Duduca e Dalvan, Matogrosso e Mathias, As Mineirinhas, Belmonte e Amaraí, Chitãozinho e Xororó, Rick e Renner, João Paulo e Daniel, Daniel (solo), Guilherme e Santiago, Edson e Hudson, César Menotti e Fabiano, Chrystian e Ralf entre outros.
Homenagem em vida
Em outubro de 2017, o artista recebeu uma homenagem na Câmara Municipal de Capinópolis. O Tudo Em Dia cobriu o evento:
A homenagem chegou a ser destaque na edição nacional do Tudo Em Dia — quando o jornal ainda tinha parceira com o portal Uol. Veja.
Em uma entrevista, Ronaldo salientou a alegria de ser homenageado em sua terra natal. Reveja: