O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Polícia Militar realizaram na manhã desta quinta-feira (7), a Operação Intocáveis, em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais.
Foram cumpridos 17 mandados de prisão, busca e apreensão contra integrantes de duas organizações criminosas com atuação em tráfico de drogas, homicídios e porte de arma de fogo.
De acordo com o MPMG, as investigações tiveram início a partir de levantamentos realizados pela Polícia Militar que identificaram diversos alvos com atuação destacada no tráfico de drogas da cidade.
Durante as investigações, que durou cerca um ano e meio, foi apreendida cerca de 200 kg de drogas como maconha, crack e cocaína, e realizada a prisão em flagrante de cinco envolvidos.
O MP constatou que alguns dos alvos, que já estavam presos, cometiam diversos crimes usando aparelhos celulares dentro do sistema prisional da cidade, mesmo sendo essa prática proibida.
Intocáveis
O nome da operação leva em conta que os líderes da principal organização criminosa investigada já são conhecidos na região há mais de 15 anos, sendo que, até então, eles conseguiam escapar da atuação dos órgãos de prevenção e repressão à criminalidade.