Pão de Queijo (Foto/Divulgação)

Muito além do pão de queijo: 5 comidas tipicamente mineiras

Central de Jornalismo
Pão de Queijo (Foto/Divulgação)
Pão de Queijo (Foto/Divulgação)
Pão de Queijo (Foto/Divulgação)

Quem acha que o estado de Minas Gerais é especialista apenas no famoso pão de queijo presente em todas as regiões do país, se engana. Minas é um estado riquíssimo em cultura e história, e sua gastronomia reflete essa verdade. Conheça mais sobre o que Minas tem de melhor, além do querido pãozinho de polvilho.

Feijão tropeiro

Esta comida é uma herança do período colonial brasileiro em que os tropeiros, condutores de tropas do século XVII, misturavam ao feijão: farinha, carne e ovos para que a refeição garantisse uma maior sustância em suas longas viagens. Facilmente encontrado nos restaurantes mineiros, o prato ainda é um verdadeiro sucesso e pode apresentar variações, como couve, bacon e linguiça.

Vaca atolada

Outra iguaria dos tempos de colônia, é o prato conhecido como vaca atolada. A história conta que a costela do boi/vaca era uma das partes pouco aproveitadas do animal, e a mandioca era (como ainda é) um alimento super comum e acessível. Assim, o cozido de costela com mandioca deu vida ao vaca atolada.

- Continua após a publicidade -
A ILHA SAÚDE ANIMAL

Frango ao molho pardo

Este prato, tipicamente mineiro, é daqueles que não agrada a todos. Afinal, o molho pardo desse frango é feito com o próprio sangue da ave. Ao abater a galinha, separa-se o sangue e adiciona vinagre para não coagular. Durante o cozimento, esta mistura entra como parte do molho junto a outros temperos. Saboroso, o prato pode ser acompanhado com arroz branco e couve refogada. Para quem torce o nariz a respeito do sangue, há quem substitua o ingrediente por vinho tinto.

Goiabada cascão

Além do pratos quentes, sobremesa em Minas é que o não falta. Uma das mais conhecidas é a goiabada cascão, que nasceu nas senzalas mineiras, também, durante o período colonial. A diferença da goiabada para a goiabada cascão é a presença das cascas no cozimento. Esse doce acompanhado do queijo minas é uma das principais referências do Estado.

- Continua após a publicidade -
Ad image

Doce de leite

Há inúmeras versões sobre a origem do doce de leite, a Argentina e o Chile querem garantir sua autoria. No entanto, em Minas Gerais, a produção desse doce ganha destaque em sabor e qualidade, especialmente, quando acompanhado aos queijos feitos na região ou como recheio nos próprios pães de queijo.

Hoje, os pães de queijo são encontrados em todos as lanchonetes e supermercados do Brasil, refrigerados, congelados e facilmente disponíveis. Mas, a verdadeira comida mineira, cheia de sabor, tempero e história… essa só se encontra em Minas Gerais!

RECEITA DE PÃO DE QUEIJO

INGREDIENTES

  • 500 g de polvilho azedo
  • 1 copo (americano) de água
  • 1 copo (americano) de leite
  • 1/2 xícara de óleo
  • 2 ovos
  • 100 g de queijo parmesão ralado
  • sal a gosto

MODO DE PREPARO

  1. Em uma panela, ferva a água e acrescente o leite, o óleo e o sal.
  2. Adicione o polvilho, misture bem e comece a sovar a massa com o fogo desligado.
  3. Quando a massa estiver morna, acrescente o queijo parmesão, os ovos e misture bem.
  4. Unte as mãos e enrole bolinhas de 2 cm de diâmetro.
  5. Disponha as bolinhas em uma assadeira untada com óleo, deixando um espaço entre elas.
  6. Asse em forno médio (180º C), preaquecido, por cerca de 40 minutos.

TV Tudo Em Dia

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário