Capinópolis, Minas Gerais. Uma mulher de 41 anos foi detida por desacato e autuada por falta de uso de máscara em via pública no final da manhã desta segunda-feira (24.ago.2020).
A Secretaria de Saúde do Município de Capinópolis enrijeceu as medidas para desacelerar o avanço da Covid-19. A princípio, as ações são orientativas, no entanto, casos de desobediência estão sendo punidos.
Na manhã desta segunda, durante patrulhamento da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e dos fiscais de enfrentamento à Covid-19, a mulher de 41 anos foi avistada sem máscara. A PMMG e as fiscais orientaram a mulher a utilizar o acessório de segurança. Segundo informação da fiscal que participou da ação ao Tudo Em Dia, a mulher abordada tinha uma máscara no bolso e a fiscalização também ofereceram uma máscara descartável.
A mulher se negou a utilizar a máscara por duas vezes. Após desobedecer o terceiro pedido da PMMG e das fiscais, a autora da desobediência foi autuada e levada detida ao 5º Pelotão da PM de Capinópolis. Ela chegou a resistir à prisão.
A mulher autuada é reside em Capinópolis e é natural de Atalaia, Alagoas.
Após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), a mulher foi liberada. Ela terá de pagar um montante de R$158,50 referente a multa.
Mortes por Covid-19
Até o momento, Capinópolis já confirmou quatro mortes em decorrência do coronavírus SARS-COV-2 e 206 infectados.
Segundo apurado pelo Tudo Em Dia de uma fonte confiável, o bairro Alvorada tem uma parcela expressiva de casos suspeitos em monitoramento, mesmo assim, uma aglomeração próximo ao Parque de Exposições João de Freitas Barbosa pode ser vista diariamente.