Em cinco dias de muito trabalho, as ações do programa Mutirão Cidade Limpa já geraram resultados expressivos. Desde a última segunda-feira (29), foram recolhidas quase 2 mil toneladas de entulho de diferentes regiões da cidade. Destas, 1 mil toneladas de resíduos foram retiradas do bairro Morumbi, onde as ações estão mais concentradas nesta primeira etapa do mutirão.
A ação preventiva também já soma a limpeza de 405 bocas de lobo e bueiros. Além disso, a roçagem e a capina resultaram na retirada de 355 toneladas de massa verde de canteiros, praças e terrenos. A força-tarefa ainda já recolheu diversos objetos domiciliares descartados pelos moradores com volume equivalente a 16 caminhões Cata-Treco.
O Mutirão Cidade Limpa continua, na próxima semana, com ações concentradas no bairro Morumbi e no Residencial Integração. Após esta etapa, as atividades se concentramnos bairros Canaã e Roosevelt.
Além das ações concentradas na região do Morumbi, as equipes de limpeza continuam os serviços permanentemente por toda cidade.
Ação conjunta
O Mutirão Cidade Limpa mobiliza 260 servidores, com envolvimento das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Saúde, Obras e Trânsito e Transportes (Settran), assim como o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).
Apenas para a roçagem de lotes e canteiros, a iniciativa mobiliza 38 tratores, com quase 90 servidores envolvidos. Enquanto isso, 11 turmas completas são distribuídas para a capina. Outros 30 profissionais atuam em objetivos específicos por meio da operação de quatro retro-escavadeiras, duas pás carregadeiras, 12 caminhões convencionais e cinco caminhões basculantes.
A iniciativa foi retomada pelo prefeito Odelmo Leão no início de 2017, quando mais de 120 mil toneladas de resíduos foram recolhidas e 22 mil bueiros foram limpos ao longo do ano passado.