Agentes de endemia, do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ desde o início da semana, percorrem os dez bairros de Ituiutaba, apontados como preocupantes e com alto índice de proliferação do mosquito Aedes aegypti. O trabalho faz parte do plano de orientação e ao mesmo tempo, solicita a participação e colaboração da população na luta e combate ao mosquito.
De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental da CCZ, Paulo Sérgio, nos setores aonde o índice apontado no último levantamento do LiraA foi menor, os agentes de endemia estão apenas fazendo visitas de inspeção e levando esclarecimentos aos moradores.
“Agora em relação aos bairros apontados como preocupantes, o nosso trabalho é informar e ainda fazer parceria com o responsável da residência ou empresa, para realizar a limpeza em forma de mutirão. Antes da nossa chegada, ninguém precisa colocar lixo na rua, somente a partir do nosso contato, e somente nos dez bairros com o maior índice de infestação”, explica Paulo.
Segundo a Vigilância Ambiental do Centro de Controle de Zoonoses, órgão da Secretaria de Saúde de Ituiutaba, o mutirão está concentrado nos Bairros Elândia, Jardim Jamila, Central, Distrito Industrial, Bela Vista, Progresso, Residencial Buritis, Cristina, Mirim e Eldorado. Até o momento foram retirados mais de sete toneladas, com quase todo tipo de material que possa servir de moradia para o mosquito transmissor da Dengue e Chikungunya.