CAPINÓPOLIS, MINAS GERAIS – A Secretaria Municipal de Saúde concluiu nessa semana o mutirão de limpeza contra a dengue retirando dos quintais 76 caminhões de lixo, o que vem comprovar que muitas pessoas preferem o risco de contrair a dengue a ter que desembolsar o dinheiro para a contratação da caçamba para limpar os seus quintais.
Há alguns anos quando o município realizava a coleta de entulhos gratuitamente, o número de caminhões retirados nos mutirões não chegava nem à metade do retirado em 2017. No ano passado, por exemplo, foram apenas 50 caminhões. Este é um fato preocupante, tendo em 2015 ocorrido um surto de dengue no município causando, inclusive, dois óbitos.
Em 2017, por obra e graça do destino, possivelmente devido a menor circulação do vírus, mesmo com toda essa sujeira, foram relativamente poucas as notificações de dengue, 29, contra 104 em, 2016 e 469 em 2015.
A equipe de controle de endemias do município é composta por 14 servidores, tendo em março, devido à realização do mutirão, sido contratados mais seis operários.
“A gente fala, avisa, visita as residências, conversa com as pessoas, distribui folders, avisa as crianças nas escolas, mas pouco adianta, a maioria da população não atende e o que nós vemos é isso, um número muito alto de lixo que começa novamente a ser acumulado nos quintais, esperando que aconteça um novo mutirão”, lamenta a coordenadora da epidemiologia Laíse Suriani.