CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – A Prefeitura de Capinópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início ao Mutirão de Limpeza para combater focos de procriação do mosquito Aedes Aegypti, que transmite a dengue, ChikunGunya e Zica – A operação de limpeza teve início no último dia 03 e deve percorrer todos os bairros de Capinópolis até o final do mês de novembro.
A equipe da Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam), foi reforçada para neste mês de novembro – A Secretaria de Saúde quer impedir que os elevados índices de casos de dengue que ocorreram no início de 2015, se repitam.
Segundo a educadora em saúde, Marilane Vilela, que visita escolas ao longo do ano para conscientizar os alunos no combate à dengue, o projeto de Mutirão de Limpeza tem o objetivo de retirar objetos que contribuem diretamente para o acumulo de água e a consequente procriação do mosquito da Dengue – “A atenção deve ser redobrada nos períodos chuvosos, já que qualquer objeto que acumule água parada, pode se tornar um local propício para o desenvolvimento de larvas e consequentemente, do mosquito Aedes Aegypti. O Mutirão da Limpeza tem o objetivo de auxiliar na remoção destes objetos que acumulam água nos quintais das residências”, disse a educadora.
Segundo a coordenadora do setor de Epidemiologias, Maria Nazaré Costa, até esta quinta-feira (10), foram recolhidos quase dez caminhões de entulhos – Nazaré reforça o pedido de colaboração da sociedade – “Pedimos a colaboração da população para colocar o seu lixo na porta de casa quando o propago estiver no seu bairro, facilitando assim o trabalho da equipe”, disse a coordenadora.
A Secretaria Municipal de Saúde frisa ações importantes neste período de chuvas para eliminar os criadouros do Aedes aegypti – Cobrir ou furar pneus depositados no quintal; Utilizar areia grossa em pratos de vasos de flores; Ensacar e jogar no lixo vasilhames que possam acumular água; Virar de boca para baixo garrafas vazias; Tapar as caixas de água.
Em 2015, centenas de casos de dengue foram registrados em Capinópolis, número que caiu de forma drástica em 2016 após ações da Secretaria de Saúde.