Capinópolis, Minas Gerais. Já na ‘Onda vermelha’ da pandemia de Covid-19, o município de Capinópolis registrou o 199º caso de infecção pelo coronavírus SARS-Cov-2 nesta sexta-feira (21.ago.2020).
O terceiro óbito em decorrência da Covid-19, foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Município de Capinópolis. Os dados são do boletim epidemiológico.
O número de casos suspeitos da doença também é alarmante e chega a 173. Um paciente está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros dois na enfermaria.
Onda Vermelha
Capinópolis aderiu à ‘Onda Vermelha’ do Minas Consciente nesta sexta-feira (21). A partir deste sábado (22.ago.2020), as medidas restritivas passam a vigorar.
A ‘Onda Vermelha’ é a fase mais aguda do enfrentamento à Covid-19 e apenas as atividades essenciais do plano Minas Consciente poderão operar.
Agropecuária, padarias, supermercados, farmácias, depósitos de materiais de construção, bancos, indústrias, fábricas, hotéis e estabelecimentos de cosméticos e perfumaria, veículos de comunicação, loja de informática, atividades jurídicas e contábeis. Bares e restaurantes só podem funcionar por meio do sistema de entregas.
O Minas Consciente foi baseado nas informações fornecidas por diversas instituições e entidades de classe, com objetivo de auxiliar os 853 municípios do estado para que possam agir de maneira correta e responsável, mantendo os bons resultados apresentados por Minas Gerais na contenção da pandemia do novo coronavírus.
Falta de leitos
Capinópolis conta com nove leitos de enfermaria no Hospital Faepu — apenas dois tem respiradores, que foram doados pelo Ministério Público Estadual.
Em Ituiutaba, o número de ocupação de leitos chegou à 100%. A recente liberação de vagas se deu devido à óbitos registrados.
Ituiutaba é a maior cidade do Pontal do Triângulo Mineiro e registra 1.061 casos confirmados de Covid-19 — o número de pacientes com suspeita de infecção ultrapassam 4.500.
Multas para quem não utilizar máscara em Capinópolis
A Prefeitura Municipal de Capinópolis tem intensificado a estratégia de comunicação, com o objetivo de desacelerar o avanço das infecções.
Desde quinta-feira, dia 20, os fiscais da Secretaria Municipal de Saúde estão trabalhando com apoio da Polícia Militar nas ruas de Capinópolis intensificando a fiscalização do uso de máscara pelas pessoas na rua, em repartições públicas e nos comércios.
“Num primeiro momento estaremos conversando com as pessoas mas, devido a Capinópolis estar no pico da covid, vamos multar aquelas pessoas que forem flagradas sem a máscara”, disse a coordenadora da equipe de fiscalização, Luciene Ricardo.
Multas para quem não utilizar máscara e para quem realizar festas em casa, já estão previstas.