CAPINÓPOLIS, MINAS GERAIS – O Lar do Idoso Frederico Ozanan, fundado em dezembro de 1963, é uma das mais antigas instituições em atividade em Capinópolis e é modelo para toda a região. Foi criada com objetivo de abrigar idosos de ambos os sexos de modo que tenham vida digna.
A entidade, que faz parte da Sociedade São Vicente de Paulo, cuida de vinte e três idosos e conta com onze funcionários que se revezam vinte e quatro horas por dia. Os idosos demonstram seu carinho pelos funcionários de forma espontânea.
A reportagem chegou ao lar do idoso na hora do café da tarde e dona Madalena fez questão de fazer uma oração de agradecimento pelo alimento.
As alas masculina e feminina são separadas e contam com quartos individuais, banheiros adaptados e sala de tv.
Os medicamentos são cuidadosamente separados e uma profissional técnica em enfermagem fica responsável por ministrar as doses em tempo e hora. Caso algum interno necessite de atendimento, é encaminhado à farmácia que fica instalada ao lado da ala masculina e se o auxilio médico for necessário, o paciente é encaminhado ao Pronto Atendimento – “fazemos o acompanhamento da saúde dos internos e aqueles casos que não são resolvidos aqui (…) nós encaminhamos ao pronto atendimento”, disse a técnica em enfermagem Maria Lusinete.
Recentemente, um veículo foi adquirido por meio de emenda parlamentar. Segundo o voluntário Édson Divino Silveira, o veículo é de grande importância no dia a dia do lar – “este veículo, nós utilizamos para levar os idosos ao PSF, Igreja e para serviços do lar”, disse.
A alimentação é balanceada por uma nutricionista e a preparação dos alimentos é feita em uma cozinha higienizada. Segundo o voluntário Danilo Silveira, alguns alimentos são adquiridos por meio de doação e são armazenados de forma controlada e com higiene – “A gente mantém os alimentos de forma organizada para poder fazer um controle e sempre com bastante higiene”, disse Danilo.
A fartura na alimentação é resultado de boa gestão administrativa e parcerias – “Os alimentos são preparados aqui na cozinha e temos cozinheiras excelentes. Os internos recebem um alimento gostoso e com um valor nutritivo muito bom”, disse o presidente da instituição Alúcio Augusto de Melo.
O Lar do Idoso tem uma grande estrutura física e comporta uma ampla lavanderia.
As administrações anteriores foram fundamentais para a organização de documentações e estruturação do lar. Até uma capela foi construída e está em fase final de acabamento.
Grande parte dos recursos para custear as despesas do Lar do Idoso Frederico Ozanan vem da tradicional festa de barraquinha – “Estamos animados para a festa de barraquinhas, que é o nosso principal evento, traz o recurso para sustentarmos os gastos que temos aqui. Queremos aproveitar esta oportunidade para convidar as pessoas a visitar o abrigo (…) a convivência dos internos é muito boa. Convido ainda para que todos prestigiem a 44ª festa de barraquinha”, disse o Alúcio.
A festa será realizada nos dias 05, 06 e 07 de maio e retomada nos dias 12, 13 e 14 de maio com praça de alimentação, brincadeiras, leilão de gado e shows ao vivo.
A alegria no Lar Frederico Ozanan é constante e os talentos são valorizados. O senhor Natan, de 98 anos, é um exemplo de talento e alegria. Tocando um acordeom, fez a alegria dos colegas.
São cerca de 90 anos ao lado do instrumento musical, já que ele diz que começou a tocar aos oito anos de idade – “toquei em carnaval, eleição, forró e outros”, disse.