Obesidade altera gosto de alimentos, diz estudo

Central de Jornalismo

Um grupo de cientistas norte-americanos publicou, na última terça-feira, na revista especializada “PLOS Biology”, artigo indicando que a obesidade afeta a percepção de gosto dos alimentos e estimula a busca por comidas mais calóricas.

O estudo conduzido com ratos obesos constatou que eles possuem 25% menos papilas gustativas do que os roedores no peso ideal. O aumento de peso reduz a sensibilidade ao gosto da comida, efeito que era revertido quando perdiam peso. As papilas gustativas humanas funcionam de maneira muito semelhante.

Na prática, os pesquisadores norte-americanos explicam que, para alguém obeso, comidas saudáveis que são naturalmente suaves no paladar, como alface, brócolis ou cenoura, podem não ter gosto algum – o que aumenta a tentação por alimentos mais calóricos.

- Continua após a publicidade -
A ILHA SAÚDE ANIMAL

Outros estudos já apontavam para essa direção. Medindo atividades cerebrais, pesquisadores descobriram que pessoas com maior índice de massa corporal tinham menos prazer com gostos agradáveis e precisavam comer mais para obter o mesmo efeito de dopamina.

Antes disso, já se sabia que pessoas com menos sensibilidade aos sabores tendem a procurar alimentos mais doces e gordurosos.

- Continua após a publicidade -
Ad image

Fonte: O TEMPO

TV Tudo Em Dia

Compartilhe este artigo