As obras para fornecimento de água potável no residencial Barbosa II, em Capinópolis, tiveram início na última semana e devem resolver o problema de falta d´água.
A reportagem do Tudo Em Dia esteve no local no último sábado (3) de agosto para acompanhar o início das obras.
Segundo apurado pelo jornalista, a Cia de Saneamento de Minas Gerais —COPASA— não recebeu a doação das áreas onde ficam a ‘taça’ e os equipamentos de bombeamento. A estatal só opera o sistema de fornecimento de água quando há as doações e a rede de fornecimento de água é interligada, o que também não ocorreu.
Uma nova apuração do Tudo Em Dia aponta que a empresa ‘Residencial Barbosa Empreendimentos Imobiliários Ltda’ — que comercializou os lotes— terceirizou o serviço de instalação da rede de fornecimento de água no Barobosa II. A empresa terceirizada — que atua na área de construção civil— receberá uma série de lotes como pagamento pelos serviços prestados.
Segundo Antônio, encarregado da obra e conhecido como ‘Campeão’, a obra deve ser concluída em breve. “Se tudo estiver funcional, temos a previsão de inciar o fornecimento de água em 40 dias … é previsão”, disse.
A mesma construtora já construiu várias residências em Capinópolis.
A notícia foi comemorada pelos parlamentares Caetano Neto da Luz e Edward Sales, ambos do PSDB. Os vereadores protagonizaram discursos acalorados recentemente, cobrando uma solução para o problema.
Segundo informações, alguns moradores já ingressaram com ações judiciais para que o caso seja resolvido.
O caso
O residencial Barbosa II fica na antiga chácara do Neguta — na área urbana de Capinópolis— e foi averbado em 2016. As obras no bairro tiveram início ainda no governo da prefeita Dinair Isaac.
Várias residências já foram edificadas no Barbosa II, no entanto, o fornecimento de água é feito pelo caminhão pipa da prefeitura de Capinópolis.
O prefeito de Capinópolis, Cleidimar Zanotto, chegou a se encontrar com a diretoria da Copasa em Belo Horizonte. Os representantes da empresa ‘Residencial Barbosa Empreendimentos Imobiliários Ltda’ também estiveram presentes.
A Câmara Municipal de Capinópolis também entrou na defesa dos moradores do residencial.
O encarregado da Cia de Saneamento de Minas Gerais —COPASA— Edivaldo Salgado Diniz, chegou a ser sabatinado durante a sessão ordinária do Legislativo capinopolense em 10 de junho.
Os moradores da localidade sofrem com a falta d´água e com a poeira.
Legislativo
O trabalho da Câmara Municipal tem sido essencial na luta pelos direitos dos cidadãos de Capinópolis. Em 2019, o Legislativo tem tomado papel protagonista em várias frentes. Somente neste ano, os vereadores aprovaram o repasse de recursos para implantação do ‘Olho Vivo’, repasses para realização da 26ª Expocap, emendas para a saúde, além da apresentação de mais de uma centena de indicações no primeiro semestre de 2019.