Oito crianças estão internadas em UTI por causa da Covid em Minas Gerais, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). As internações acontecem nas cidades de Belo Horizonte, Divinópolis, Diamantina e Juiz de Fora. A secretaria não informa a idade dos pacientes pediátricos, só explica que pode variar entre 29 dias e 12 anos.
Em todo o Estado, há 75 leitos pediátricos para atendimento exclusivo de crianças infectadas pelo coronavírus. Dessa forma, a taxa de ocupação neste momento é de 10%. Já sobre os leitos de terapia intensiva pediátricos para outras doenças, a ocupação está em 41,85%.
De acordo com boletim da secretaria publicado no dia 11 de maio, houve 314 casos notificados de Síndrome Multissistêmica Inflamatória Pediátrica (SIM-P) no Estado, sendo que 99 foram confirmadas, a maioria na capital mineira (54 ocorrências em Belo Horizonte). Duas crianças morreram após diagnóstico.
Entre os casos confirmados, 53,5% se referem a crianças com idade entre 0 e 4 anos. O grupo entre 5 e 9 anos corresponde a 40,6% das confirmações.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a SIM-P ocorre em dias a semanas depois de uma infecção aguda provocada pelo coronavírus. Suas manifestações clínicas são semelhantes à doença de Kawasaki, à síndrome de choque associada à síndrome de Kawasaki, à síndrome de ativação macrofágica e à síndrome de choque tóxico. A SIM-P envolve, pelo menos, dois órgãos e sistemas.