O principal ponto positivo do ônibus movido à eletricidade, que é fabricado por uma empresa chinesa, é sua contribuição para o meio ambiente. Como funciona por meio de motores elétricos, que ficam instalados em cada uma das rodas do veículo, ele não emite qualquer tipo de poluente ou ruído.
O ônibus também possui um sistema de acessibilidade diferente. Ao invés de um pequeno elevador para cadeirantes, ele possui uma rampa manual. E caso ela esteja alta demais, o veículo ainda tem uma tecnologia que permite que ele seja rebaixado em um de seus lados, facilitando o acesso de deficientes físicos.
Existem praticidades até mesmo para os passageiros. Em alguns pontos, o ônibus disponibiliza portas USB para os usuários, que podem carregar o celular ou qualquer outro aparelho eletrônico durante a viagem.
Apesar das novidades e inovações, o instrutor operacional José Flávio explica que o ônibus ainda permanecerá em período de testes pelo próximo mês e será integrado ao transporte coletivo de Uberlândia apenas se for aprovado.
“A viabilidade vai (depender) da pesquisa que a gente ta fazendo e o trabalho de acompanhamento, com relação ao consumo e juntando com o benefício que isso traz pra população e o meio ambiente, já que é um veículo com emissão zero de poluentes. A aquisição depende muito desse resultado da pesquisa do teste”, explicou.
Informações : Carlos Vilela