Uma pessoa foi presa e armas e dinheiro foram apreendidos em uma ação nesta sexta-feira (26/5) durante a Operação Seth, que investiga o jogo do bicho, a partir de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Hoje, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de Araguari, Uberaba e em São Paulo (SP). Agentes das polícias Militar, Civil e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) participaram dos trabalhos.
A pessoa detida foi encontrada com cerca de 1 mil maços de cigarros contrabandeados, em Araguari. No total, 24 armas foram apreendidas, sendo nove fuzis, além de pistolas e revólver. O dinheiro em espécie apreendido ainda não foi contabilizado, mas inclui valores em moeda estrangeira. Máquinas de cartões, um cordão e um anel de ouro e uma barra de ouro também estavam entre os materiais apreendidos.
As ações desencadeadas hoje envolvem a atuação efetiva de quatro promotores de Justiça de Minas Gerais, dois delegados de Polícia Civil, sendo um de Minas Gerais e um de São Paulo, 40 policiais civis, 40 militares, além de servidores e colaboradores dos Ministérios Públicos mineiro e paulista.
Além da questão do jogo ilegal, a apuração apontou que a organização criminosa envolvidas também cometeu crimes como a lavagem de dinheiro. As investigações começaram ainda em 2021, quando ocorreu um homicídio e uma tentativa de assassinato em Araguari.
Conforme apurou o MPMG, os crimes foram cometidos por conta de uma disputa de pontos de exploração de jogos de azar e do bicho entre duas associações criminosas distintas, com ligações em Uberlândia.