Triângulo Mineiro. Uma ação de combate ao tráfico de drogas sintéticas, denominada Operação “Overdose”, foi realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais na manhã desta terça-feira (19.abr.22). A operação foi realizada em conjunto em várias cidades do Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas Gerais.
De acordo com o delegado-chefe da Polícia Civil, Marcos Tadeus de Brito Brandão, a operação cumpre 7 mandados de busca e apreensão em Uberlândia, Araguari, Frutal, Ituiutaba e Paracatu. Destas, 5 foram cumpridas em presídios do estado e outras duas em Uberlândia e Araguari.
“A Operação ‘Overdose’ é reflexo de trabalho investigativo realizado há vários meses pelo setor de inteligência da Polícia Civil, que apurou como a droga é comercializada nestas cidades”, disse Brandão.
Ao todo, 9 pessoas foram presas. Em Uberlândia, uma pessoa do sexo masculino, que não teve a idade informada, foi presa com MDMA, uma substância utilizada na fabricação do ecstasy. Uma pessoa do sexo feminino, que também não teve a idade informada, foi presa com uma porção de maconha.
Ainda conforme Brandão, foram apreendidos cerca de 1.000 comprimidos de ecstasy. Além disso, a Justiça decretou a indisponibilidade de R$ 640 mil em bens ligados ao grupo criminoso.
Investigações
As investigações tiveram início após a apreensão de significativa quantidade de drogas sintéticas, em maio de 2021, na cidade de Paracatu. Durante a apuração, foram identificados 13 integrantes de uma organização criminosa responsável pelo abastecimento de drogas sintéticas nos municípios de Paracatu, Uberlândia, Araguari, Ituiutaba e Frutal.
A investigação apontou, ainda, que grande parte das remessas dos entorpecentes era realizada via Correios e transportadoras.