Capinópolis, Minas Gerais. Mais uma versão operação ‘Rastro da Onça’ foi realizada na noite do último sábado (20.set.2020). A operação envolveu agentes fiscais do comitê de enfrentamento à Covid-19 e a Polícia Militar de Min as Gerais (PMMG).
A operação foi realizada em vários bairros de Capinópolis e também na região rural da Chácara do Neguta. O objetivo da ação é adesarticulação de aglomerações e festas domiciliares. A população foi orientada sobre o uso de máscara, e em alguns casos, os fiscais da Secretaria de Saúde lavraram autuações.
Reflexo da operação
No dia 01 de agosto, Capinópolis deu início a uma curva acentuada de casos suspeitos de Covid-19, saltando de 69 para 215 casos no dia 30 de agosto.
Segundo boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde, neste domingo (20.set.2020), o número de casos confirmados é de 466 e 97 casos suspeitos. Nenhum paciente está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou na enfermaria.
Segundo a agente de fiscalização Luciene Ricardo os resultados foram positivos. “Observamos que as festas diminuiram, isso fez com que os índices de contaminados positivos e suspeitos tivessem queda. A população está entendendo o intuído das nossas ações”, finalizou Luciene.
Novas fases da operação de enfrentamento à Covid-19 serão efetuadas em horários e dias estratégicos.
Editorial
Capinópolis, desde o início da pandemia, vem dando exemplo de enfrentamento às cidades da região, ao contrário de Ituiutaba, a maior cidade do Pontal do Triângulo.
Nas ruas de Ituiutaba, é comum ver pessoas sem máscara e aglomerações em bares — os reflexos destas ações fica claro no número de casos confirmados de Covid-19 no município, que já ultrapassam 3 mil.