O Velho do Rio (Osmar Prado) colocará um ponto-final em seu grande segredo e abrirá o jogo pelo menos para Jove (Jesuita Barbosa) em Pantanal. A entidade chamará o rapaz de neto e revelará que a sua verdadeira identidade é Joventino, interpretado na primeira fase pelo ator Irandhir Santos, pai de José Leôncio (Marcos Palmeira) na novela das nove da Globo.
A confissão acontecerá mais adiante no folhetim de Bruno Luperi. Nos próximos capítulos, o jovem irá com Juma (Alanis Guillen) para o Rio de Janeiro, mas a mocinha não se adaptará à cidade grande e retornará ao bioma. O protagonista, por sua vez, decidirá voltar para o Centro-Oeste disposto a reconquistar a confiança do pai.
Entretanto, o medo do rapaz será maior, e ele não conseguirá aprender. Arrasado, o personagem de Jesuita Barbosa receberá a visita do Velho do Rio, que irá confortá-lo. O guardião do Pantanal o chamará de neto e abrirá o jogo sobre sua antiga identidade antes de se tornar um encantado da natureza.
Já com José Leôncio, se o autor do remake seguir a versão original, o reencontro e a revelação sobre a identidade só deverá acontecer no último capítulo, quando o fazendeiro morre após um mal súbito. O momento pai e filho será vivido no Além.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal foi exibida em 1990 pela extinta Manchete (1983-1999). O remake da Globo é adaptado por Bruno Luperi, neto do autor.