Uma parceria para realização de cirurgias de catarata no Hospital Municipal FAEPU em Capinópolis está devolvendo a visão de pacientes que perderam ou que estavam perdendo a visão. O programa de cirurgias é proporcionado pela Secretaria de Saúde do Município de Capinópolis em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.
Neste sábado (27) de outubro, dez cirurgias foram realizadas e somam às outras quatorze que foram realizadas no dia 20 de outubro.
A catarata é uma doença caracterizada pelo comprometimento do cristalino do olho o que leva à perda progressiva da visão e pode acontecer ao longo da vida ou logo ao nascimento, sendo denominada catarata congênita.
Segundo a secretária de saúde de Capinópolis, Sandra Barbosa, trinta cirurgias serão efetuadas nesta primeira fase, no entanto, uma solicitação para outras duzentas intervenções cirúrgicas já foram apresentadas à Secretaria de Saúde do Estado. “A secretaria municipal de saúde entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde e assim, conseguimos a liberação para a realização das cirurgias em Capinópolis. Foram solicitadas 600 autorizações, porém foram liberadas de imediato apenas 30. Novamente foram solicitadas 200 e estamos aguardando liberação”, disse Sandra Barbosa.
Ainda segundo Sandra Barbosa, Capinópolis poderá atender outros municípios. “É um recurso federal, e o município pode atender também outros municípios de nossa macro região”, pontuou.
Conheça alguns dos sintomas da doença:
- Diminuição gradativa da visão;
- Visão turva (embaçada);
- Alteração da visão das cores;
- Cor do olho fica alterada.
O prefeito de Capinópolis, Cleidimar Zanotto, ressaltou a importância da ação da Secretaria de Saúde. “Devolver a qualidade de vida ao paciente, por meio do restabelecimento da visão, é investir nas pessoas. É o verdadeiro propósito dos recursos públicos, que são convertidos em benefícios fundamentais ao cidadão”, disse o prefeito.
No próximo final de semana, novas cirurgias de catarata devem ser realizadas no Hospital Municipal Faepu.