O mais lindo cartão postal de Capinópolis e um dos mais lindos do Triângulo Mineiro, praça João Moreira de Souza, está ameaçado por vandalismo. A historiadora Marina Braga, presidente do departamento de patrimônio cultural fala um pouco sobre o tema.
O QUE É PATRIMÔNIO CULTURAL?
O Patrimônio está ligado ao sentido de herança, legado. É a soma dos bens culturais que tenham significado e importância para uma sociedade.
O Patrimônio cultural de um povo lhe confere identidade e orientação, pressupostos básicos para que seja reconhecido como comunidade, inspirando valores ligados à pátria, á ética e à solidariedade e estimulando o exercício da cidadania, através de um profundo senso de lugar e de continuidade histórica.
Graças à nossa diversidade cultural, o patrimônio cultural não é constituído apenas de obras construídas no passado, mas também por uma cultura viva, variada e recriada constantemente.
O QUE SIGNIFICA TOMBAMENTO?
É um instrumento legal de preservação. Um ato de reconhecimento do valor cultural de um bem, que se transforma em Patrimônio oficial e institui regimes jurídicos especial de propriedade, levando em conta sua função oficial. O tombamento não retira a propriedade do imóvel nem implica e seu congelamento(…)
QUEM CUIDA DO PATRIMÔNIO CULTURAL?
A Comunidade sempre será a principal guardiã do seu Patrimônio Cultural. Não se pode pensar em proteção e valorização dos bens culturais, senão no interesse da própria comunidade.O Patrimônio Cultural pertence à comunidade, portanto é de responsabilidade de todos.
COMO AJUDAR NA PRESERVAÇÃO?
A comunidade deve ficar atenta à situação que ameaçam o patrimônio cultural, sejam eles materiais, imateriais ou naturais. Preservar é mais que um dever é um direito de cidadania.
NÃO DEPREDAR. DENUNCIAR DESCASOS E VANDALISMOS, VALORIZAR E INCENTIVAR AS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES RESPEITAR A DIVERSIDADE,TER PARTICIPAÇÃO ATIVA NAS AÇÕES DE DEFESA,DIVULGAÇÃO,MANUTENÇÃO,VALORIZAÇÃO E RECUPERAÇÃO DOS BENS CULTURAIS,TUDO ISSO SÃO INSTRUMENTOS IMPORTANTES QUE CONTRIBUIRÃO,DE FORMA SIGNIFICATIVA,NA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL E NA AFIRMAÇÃO DA NOSSA IDENTIDADE.
POR QUE PRESERVAR?
A preservação visa não somente a continuidade das manifestações, mas também o respeito à história, à cultura, à natureza, aos bens culturais e às pessoas que produziram os produzem (…)
O respeito à memória é fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, com mais conhecimento, liberdade, principalmente qualidade de vida.
IPHAN instituto do patrimônio Histórico e artístico nacional: www.iphan.gov.br
PRAÇA JOÃO MOREIRA DE SOUZA
A PRAÇA DE NOSSA CIDADE TEM UMA IDENTIDADE PRÓPRIA E É ISSO QUE FAZ DIFERENÇA DAS PRAÇAS DAS OUTRAS CIDADES….
PORTANTO ELA É NOSSO PATRIMÔNIO…SEJAMOS GUARDIÕES DESSA MARAVILHA, PARA GERAÇÕES FUTURAS CONHEÇAM HISTÓRIAS DO POVO DE CAPINÓPOLIS QUE TEM A PRAÇA COMO PRINCIPAL REFERÊNCIA..
A PRAÇA É O CORAÇÃO DE NOSSA CIDADE…CUIDE DELA…
“A praça é o lugar de grandes encontros (….). Lá acontece o de mais legal que rola na cidade. É o encontro das águas, do verde, do cantarolar dos pássaros, do cheiro de pipoca, das conversas das pessoas, enfim, de vida.
Quem de Capinópolis já não foi à praça? Quem nunca ouviu falar nela? Por detrás de suas árvores frondosas um pouco da vida de cada morador já deve ter passado ali”.
(…) esse é um Patrimônio cravado no meio peito. Está decretado a sua perpetuação ( leia toda matéria sobre a praça no caderno especial editado em junho de 2007
Marina Braga, Presidente Conselho Municipal de Patrimônio de Capinópolis
Enquanto outros mostram apenas os problemas sociais, nós mostramos nossa cultura.