Prevista para começar neste sábado (22), a complementação da vacina contra a Covid-19 em profissionais da saúde entre 39 e 42 anos em Belo Horizonte não ocorreu e a prefeitura ainda faz levantamentos das doses disponíveis para aplicar a segunda dose da Coronavac no grupo prioritário. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), são necessárias cerca de 6.000 do imunizante para concluir o esquema vacinal.
“A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que após concluir a imunização dos idosos de 64 anos e trabalhadores de 49 a 43 anos, será avaliado o estoque e, sendo suficiente, será realizada a aplicação da segunda dose para este público”, diz a pasta sem prever uma nova data.
A prefeitura prefere não falar em atraso na imunização dos profissionais da saúde entre 39 e 42 anos porque “a aplicação da segunda dose para além dos 28 dias estipulados não prejudica a eficácia da vacina”.
Segundo dados da Prefeitura de Belo Horizonte atualizados nessa sexta-feira (21), 739 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina, independente do fabricante. O complemento do imunizante foi aplicado em outras 356 mil pessoas.