A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) está com inscrições abertas para novas turmas dos cursos das Trilhas de Gastronomia do Programa Valorizar a Gastronomia articulada à Agroecologia. A iniciativa é vinculada à Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do administrativo municipal.
Nesta edição, as vagas ofertadas são para as formações em auxiliar de cozinha, salgadeira(o) e quitandas mineiras. Serão 30 vagas para ampla concorrência e 75 vagas reservadas para públicos prioritários. Os cursos são gratuitos e os interessados podem se inscrever até esta quinta-feira (11), por meio de um formulário.
As aulas têm início no dia 22 de maio e serão ministradas no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Mercado da Lagoinha (CRESAN), que fica na Avenida Antônio Carlos, 821, São Cristóvão. Cada candidato poderá se inscrever em apenas um dos cursos e caso a pessoa faça mais de um cadastro, apenas a última inscrição será considerada e as anteriores serão invalidadas.
Empreededorismo
As Trilhas de Gastronomia tem o foco na empregabilidade e empreendedorismo com o objetivo de oferecer qualificação profissional para a inserção e permanência no mercado de trabalho e, claro, a possibilidade de empreender no setor produtivo da gastronomia.
Desde o retorno das atividades presenciais da formação em 2022, já foram emitidas pelo Trilhas de Gastronomia cerca de 435 certificações para os formandos. O programa ainda conta com a Trilha da Agroecologia, um curso de formação sobre princípios e práticas agroecológicas e é aberta em ao público em geral.
*Estagiário sob supervisão