A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, na manhã de quinta-feira (18), no Leste do Estado, a “Operação Armagedom”, com o objetivo de desarticular duas grandes associações criminosas destinadas ao tráfico de drogas, na região do município de Tarumirim.
Durante os três meses de investigações, que apuraram os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores, ficou verificado que existiam dois grupos rivais destinados ao tráfico de drogas na região de Tarumirim, sendo que o líder de um desses grupos já havia sido denunciado e preso devido às ameaças feitas a um policial militar e ao Delegado da comarca que, à época, estava presidindo investigações de tráfico de drogas contra o suspeito.
A PCMG também apurou que a outra associação criminosa teria fornecedores de drogas advindas da cidade do Rio de Janeiro, possuindo forte ligação com traficantes do Complexo do Alemão.
Ao total, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão em residências, sendo um na cidade de Ipatinga; quatro mandados de internação de adolescentes, contra três menores do sexo masculino e uma do sexo feminino; e 12 mandados de prisões preventivas, sendo que um destes foi cumprido no presídio de Tarumirim, com o apoio do Sistema Prisional, haja vista que o principal alvo da investigação encontra-se recolhido naquela unidade e estaria comandando seu grupo de dentro do presídio. Além das prisões, foram encontrados alguns pinos de cocaína, dinheiro e celulares.
A ação policial, que contou com a ajuda de cães farejadores e apoio aéreo através do helicóptero Carcará da PCMG, teve participação de equipes da Delegacia Regional de Governador Valadares e Guanhães e equipes do 12º Departamento de Ipatinga, num total de aproximadamente 90 policiais.
Os 12 presos foram encaminhados ao presídio de Tarumirim, tendo os menores do sexo masculino sido recolhidos ao Centro de Internação de Adolescente (CIA) de Governador Valadares e a adolescente, ao CIA em Belo Horizonte.