* Pedofilia: Padre Dé teria abusado de coroinhas em Capinópolis

Central de Jornalismo

As supostas vítimas são oito coroinhas e ex-seminaristas que tinham idades entre 12 e 16 anos quando teriam sido molestados

Padre dPadre acusado de pedofilia em Franca (SP) teria abusado sexualmente de garotos em Capinópolis, no Triângulo Mineiro. A Justiça paulista aceitou, nessa quinta-feira, a denúncia feita pelo Ministério Público contra o padre José Afonso Dé, de 74 anos. O sacerdote teria feito vítimas em 2010, 2009, 2001 e 1995. O pároco está afastado de suas funções na Igreja Católica.

O padre José Afonso Dé passa a ser considerado réu no processo e deverá ser julgado pelas acusações dos crimes de estupro de vulnerável e violação sexual mediante fraude que teria cometido contra adolescentes. A informação é da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do estado de São Paulo.

As supostas vítimas são oito coroinhas e ex-seminaristas que tinham idades entre 12 e 16 anos quando teriam sido molestados. O pároco nega os crimes. Procurado pela reportagem, o padre refutou os abusos. “Eu sou inocente dessa acusação. Nunca cometi nenhum abuso sexual com ninguém.”

- Continua após a publicidade -
A ILHA SAÚDE ANIMAL

O advogado do padre, Eduardo Caleiro Palma, foi procurado pela reportagem, mas não foi localizado.

De acordo com o TJSP, o juiz Wagner Carvalho Lima informou que não poderia comentar o caso porque o processo está em segredo de Justiça. Após ser citado oficialmente, o padre terá cerca dez dias para apresentar sua defesa por escrito. O juiz ainda irá definir as datas da audiência para ouvir as testemunhas de defesa e acusação. Depois disso, deverá marcar o julgamento.

- Continua após a publicidade -
Ad image

A denúncia foi feita pelo promotor José Lourenço Alves após conclusão do inquérito da Polícia Civil. O padre foi indiciado pelos crimes de estupro de vulnerável (no caso dos menores de 14 anos) e violação sexual mediante fraude (para as supostas vítimas acima de 14 anos).

Nos depoimentos, as vítimas relataram que o sacerdote as beijava e tocava em seus órgãos sexuais na sacristia e na casa do padre.

CPI da Pedofilia
O senador Magno Malta, presidente da CPI da Pedofilia, afirmou na quarta-feira que convocou o padre Dé e suas supostas vítimas para serem ouvidos pela Comissão Parlamentar de Inquérito.

“Ele [Padre Dé] vai ser ouvido. Vai ser convocado hoje [quarta]. A presença dele é obrigatória. Também convidamos todas as vítimas a participar da CPI”, afirmou o senador Magno Malta por telefone à reportagem. O parlamentar disse que a data e o local dos depoimentos ainda não foram definidos. “Pode ser em Brasília ou mesmo em Franca. Vamos estudar o que será melhor.”

De acordo com Malta, existe a possibilidade de se pedir uma acareação entre o padre Dé e as supostas vítimas. A CPI da Pedofilia foi criada para combater crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

Publicidade
A ILHA SAÚDE ANIMAL

Caso seja condenado, o padre pode pegar pena de entre 6 e 20 anos, reduzida à metade por ele ter mais de 70 anos. O caso chegou à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) em meados de março, após denúncia ao Conselho Tutelar do município.

Fonte: TV Integração – Megaminas

TV Tudo Em Dia

Compartilhe este artigo
1 comentário