Depois das tempestades amenas registradas em boa parte de Minas Gerais nos últimos dias, a nebulosidade deve diminuir gradativamente em algumas regiões do estado, de acordo com o setor de Meteorologia da Cemig. As chances de chuva serão maiores no Triângulo, Sul de Minas e parte da Zona da Mata entre sábado (10/2) e quarta-feira (14/2).
Nas cidades históricas, durante carnaval, há previsão de chuva apenas no sábado para Ouro Preto e Mariana, enquanto que em São João Del-Rei e Tiradentes devem ocorrer chuvas isoladas no fim de semana e na quarta-feira. Já para Diamantina não há previsão de chuvas. “As temperaturas máximas estarão próximas dos 28°C em Diamantina, em torno de 31°C em Ouro Preto e Mariana, e próximas dos 30°C em São João Del-Rei e Tiradentes”, destaca Arthur Chaves.
Durante o feriado, a previsão para o Norte, Centro e Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce é que ocorram chuvas isoladas no sábado e que o céu varie entre claro e parcialmente nublado, sem chuvas, até o fim do carnaval. Já no Triângulo, Alto Paranaíba e Sul de Minas, a previsão é de chuvas isoladas, que podem vir acompanhadas de raios, ao longo de todo o feriado. Na Zona da Mata, devem chover em pontos isolados no sábado, domingo e quarta-feira.
“As temperaturas estarão em elevação em todo o estado, com máximas ultrapassando os 35°C na faixa norte de Minas, e próximas dos 33°C no Vale do Rio Doce e no Triângulo. Já no Sul e Zona da Mata, as máximas devem ficar em torno dos 30°C”, comenta.
Chuvas rápidas, fracas e isoladas devem ocorrer nos litorais do Espírito Santo e Sul da Bahia. Já no litoral de São Paulo, a previsão é de chuva mais frequente ao longo de todo o feriado. Finalmente, no litoral carioca, deve chover em pontos isolados no fim de semana e na quarta-feira, mas sem volume significativo. As máximas ficam em torno dos 31°C nos litorais do Espírito Santo e Sul da Bahia, 28°C no litoral norte de São Paulo, e próximas dos 32°C no litoral do Rio de Janeiro.