A Força-Tarefa coordenada pela Polícia Federal e integrada pela Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira (4) a operação Lombada, que investiga o tráfico de armas, furtos, roubos e posterior adulteração de chassi de veículos para revenda de peças automotivas.
No total, estão sendo cumpridos sete mandados judiciais de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 17 de busca e apreensão nas cidades de Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Contagem, Ibirité, Itaúna e Timóteo.
As investigações tiveram início na Polícia Federal em Minas Gerais. Após seis meses, foram identificados três núcleos criminosos distintos: um responsável por tráfico de armas; outro por furto e roubo e posterior adulteração de chassi de veículos para revenda; e o último por adulteração de peças de reposição automotiva.
O núcleo destinado a falsificar as peças automotivas comprava amortecedores sucateados. Após sua limpeza e pintura, colocava-os em caixas, que continham os selos dos fabricantes, vendendo-os como se fossem novos.