PF investiga fraudes e corrupção em obras do Estádio Castelão

Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (15) a Operação Colosseum, para apurar fraudes e pagamentos de propina a agentes públicos e servidores envolvidos no processo de licitação para obras do estádio Castelão, em Fortaleza, entre os anos 2010 e 2013.ebcebc

Cerca de 80 policiais federais cumpriram 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 32ª Vara da Justiça Federal, em domicílios localizados em Fortaleza, Meruoca (CE), Juazeiro do Norte (CE), São Paulo, Belo Horizonte e São Luís, onde apreenderam mídias digitais, aparelhos celulares e documentos.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações começaram em 2017, quando foram identificados indícios de esquema criminoso envolvendo pagamento de propinas para que uma determinada empresa obtivesse êxito no processo licitatório da arena.

- Continua após a publicidade -
A ILHA SAÚDE ANIMAL

“Apurou-se indícios de pagamentos de R$ 11 milhões em propinas diretamente em dinheiro ou disfarçadas de doações eleitorais, com emissões de notas fiscais fraudulentas por empresas fantasmas”, informou a corporação.

As investigações, de acordo com a Polícia Federal, estão em andamento, com análise de material apreendido na operação e do fluxo financeiro dos suspeitos. Os investigados podem responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, fraudes em licitações, associação criminosa, corrupção ativa e passiva.

- Continua após a publicidade -
Ad image

Ex-governador

Por meio de nota e de publicações nas redes sociais, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes confirmou que a residência dele foi alvo de um dos mandados. “O pretexto era de recolher supostas provas de um suposto esquema de favorecimento a uma empresa na licitação das obras do Estádio do Castelão para a Copa do Mundo de 2014”, disse.

No comunicado, Ciro diz não ter nenhuma ligação com os fatos apurados e que não exerceu nenhum cargo público relacionado aos investigados. “Nunca mantive nenhum tipo de contato com os delatores”.

“Chega a ser pitoresco. O Brasil todo sabe que o Castelão foi o estádio da Copa com maior concorrência, o primeiro a ser entregue e o mais barato construído para copas do Mundo desde 2002. Ou seja, foi o estádio mais econômico e transparente já feito para a Copa do Mundo”, disse Ciro Gomes.

TV Tudo Em Dia

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário