PIB mineiro cresce 0,1% no segundo trimestre

Central de Jornalismo
Produção da Samarco ainda está paralisada depois do desastre em Mariana

Produção da Samarco ainda está paralisada depois do desastre em Mariana

Depois de cinco períodos de retração, o Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais teve ligeira elevação no segundo trimestre deste ano. Números divulgados pela Fundação João Pinheiro (FJP) indicam crescimento de 0,1% no comparativo com o trimestre imediatamente anterior.

O crescimento se deu por melhorias percebidas em dois setores: indústria e agropecuária. A elevação verificada nos dois setores foi de 2,1% e 2,4%, respectivamente. O setor de serviços apresentou retração de 0,4% em igual período.

Ao se verificar os dados nacionais, divulgados pelo IBGE, o PIB teve retração de 0,6%, sendo que agropecuária e serviços recuaram – -2% e -0,8%, respectivamente.

A avaliação da equipe da FJP é que a recuperação mais expressiva foi percebida na indústria extrativa mineral. O segmento apresentou retração de 6,6% no primeiro trimestre para elevação de 0,9% no período entre abril e junho. “Isto se deve, basicamente, ao fato de que no trimestre em referência houve recuperação da produção de minério de ferro, que tinha ficado abaixo do normal no trimestre anterior”, diz comunicado a Fundação João Pinheiro.

O texto ressalta ainda que os números permanecem sob impacto da paralisação da produção da Samarco. Tanto é que, em comparação com o segundo trimestre de 2015, a indústria extrativa mineral recuou 14,3%.

Outro segmento destacado, ainda dentro do setor industrial, é o de energia e saneamento, com crescimento de 4,4% no período.

Ao se comparar o PIB do segundo trimestre com os valores de igual período do ano anterior percebe-se mais um recuo. No intervalo a queda é de 2,8%. No acumulado em quatro trimestres, a queda é de 5%.

Maracação
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile