De Brasília, Janary Damacena
Em momentos de grande comoção social como a recente tragédia no município de Brumadinho, em Minas Gerais, a sociedade mostra seu lado mais humano ajudando as vítimas e familiares desabrigados. Apesar disso, uma pequena parcela faz o contrário. Bandidos tentam se aproveitar da boa ação social para enganar, mentir e aplicar golpes. Por isso, a Defesa civil de Brumadinho faz um alerta sobre campanhas pedindo donativos que circulam nas redes sociais.
O major Flávio Santiago, que é porta-voz da Polícia Militar, fez um alerta para que a população fique atenta aos pedidos de doações falsos para vítimas de Brumadinho.
“Agradeço o empenho e a solidariedade do Povo Mineiro, com os afetados pelo rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho. informo que os donativos arrecadados até o momento são suficientes, não sendo necessário o envio de mais materiais para o “socorrimento” humanitário”. “Muitas mensagens falsas circulando na internet pedindo donativos pedindo entregando conta número de conta corrente é muito importante que toda mídia divulga essa notícia se a pessoa não conhecer a fonte que está solicitando qualquer tipo de valor que não faça nenhum tipo de doação salvo divulgado pela defesa civil de Minas Gerais”, disse o major.
O governo de Minas Gerais pede para que não sejam mais enviadas doações para as vítimas de Brumadinho. Em um comunicado oficial, a Defesa Civil Estadual agradece a solidariedade e informa que “os donativos arrecadados já são o suficiente”. Desde o rompimento da barragem de Córrego do Feijão, foram contabilizados 65 mortos, 288 pessoas desaparecidos e 135 estão desabrigadas. As buscas estão no quinto dia, com 290 homens, incluindo a ajuda de 136 militares israelenses entre médicos, técnicos e engenheiros.