O município de Fortuna de Minas, com pouco mais de dois mil habitantes, na região Central de Minas, mais parecia um cenário de filme de bangue-bangue na tarde dessa quarta-feira (30) quando cinco bandidos encapuzados e fortemente armados assaltaram uma agência do banco Sicoob, na avenida Renato Azeredo, no centro da cidade.
Com o dinheiro do banco em mãos, os criminosos fizeram três reféns, entraram em uma picape Saveiro de cor preta e atiraram contra a sede do destacamento da Polícia Militar. O grupo fugiu pela rodovia MG-238.
Ao contrário de diversos outros roubos a bancos nos últimos meses em Minas, dessa vez, como nos filmes, os bandidos se deram mal e o reféns foram libertados sem ferimentos. Dois integrantes da quadrilha foram baleados e mortos depois de uma troca de tiros com os policiais. Os outros três criminosos ainda são procurados pela PM nesta quinta-feira (31). A corporação também recuperou mais de R$ 30 mil em notas.
Correria na cidade
A proprietária de uma mercearia, localizada na avenida onde aconteceu o assalto, conta que os moradores da cidade ficaram desesperados com os barulhos dos tiros.
“Foi um terror, igual a um bangue-bangue. Quando ouvimos os disparos contra o prédio da polícia, bem no centro da cidade, foi aquela correria”, relembra.
“Um salve-se quem puder. Todo mundo entrando nas lojas para se esconder, amontoados. Os comerciantes rapidamente fecharam as portas. Ninguém sabia direito o que estava acontecendo”, completa a mulher, que pediu para não ser identificada.
Segundo a PM, os bandidos atiraram 12 vezes contra o destacamento da corporação. Ninguém ficou ferido.
Tiroteio na mata
De acordo com a PM, os bandidos na Saveiro foram localizados na MG-238 perto da estrada Córrego de Areia durante uma operação de “cerco e bloqueio” na região. Os bandidos liberaram os reféns, saíram do carro atirando contra os militares e fugiram na direção de um matagal.
Minutos depois, os policiais encontraram novamente o grupo já no meio da mata e teve início uma troca de tiros. Dois bandidos foram atingidos e encaminhados a um hospital, onde receberam atendimento. Eles não resistiram aos ferimentos e morreram. A PM ainda não divulgou as identidades dos assaltantes.
Armas e dinheiro
A polícia apreendeu dentro da Saveiro uma espingarda calibre .12, uma espingarda calibre .28, um revólver calibre .38, uma mochila contendo munições, R$30.588,00 em dinheiro e uma bolsa com documentos e objetos pessoais de uma das vítimas do assalto.
No caminho por onde a equipe de militares deslocou em rastreamento aos criminosos foram localizados dois colete balísticos e três toucas ninjas.
Já no local do confronto onde os bandidos foram atingidos, com um deles foi encontrada uma pistola calibre .380, com quatro cartuchos intactos e, com o outro, um revólver calibre .38, com seis cápsulas deflagradas, além de 27 munições intactas.