UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS – A Polícia Militar de Ambiente em Uberlândia capturou na manhã desta quarta-feira, 12, uma jiboia de 2 metros de comprimento na Avenida Nicomedes Alves dos Santos, zona sul da cidade. Os militares foram acionados por populares que viram o réptil na via pública, em uma rotatória.
Os militares ambientais fizeram a correta contenção e captura do animal. A cobra estava aparentemente saudável e sem ferimentos e foi solta em uma reserva do cerrado a 15 km de Uberlândia, onde terá água, comida e abrigo disponíveis, minimizando as chances de ela retornar aos centros urbanos.
Vale ressaltar que essa espécie de cobra não é peçonhenta, mas sua mordedura dói e pode causar infecção. As jiboias passam a maior parte do tempo em cima de árvores, o que as favorece na hora de caçar, como no caso das aves que são mortas pela serpente enquanto dormem nos galhos das árvores. As jiboias evitam contato humano e fogem quando provocadas.
Ao se deparar com animal silvestre acione os órgãos competentes para quer seja feita a correta contenção do animal, evitando danos à saúde do animal e das pessoas.