A Polícia Civil realizou na manhã desta terça-feira (19) de março, a primeira fase da megaoperação contra facção criminosa denominada ‘Primeiro Comando da Capital — PCC’.
O objetivo é cumprir 54 mandados, entre, prisão e busca e apreensão nas cidades de Uberaba, Passos, Campo Florido, ouro fino e Três Corações, além de outros estados, como São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte.
A organização criminosa vem se estabelecendo no estado de Minas Gerais há mais de dez anos, principalmente através da difusão de sua ideologia dentro do sistema prisional. Desde então o número de integrantes vem aumentando exponencialmente. Ações criminosas organizadas pelo PCC, principalmente ligadas ao tráfico ilícito de drogas, grandes roubos e lavagem de dinheiro, estão cada vez mais audaciosas e mostram a dimensão da Organização Criminosa que, nos dias de hoje, já sabemos, possui braços em todos os estados da federação e em diversos outros países.
De acordo com a última contagem detectada durante as investigações o PCC conta com mais de 2200 integrantes somente em Minas Gerais, distribuídos em quase todos os presídios e cadeias públicas do estado, bem como em liberdade nos mais diversos municípios mineiros. Diante da necessidade de uma ação efetiva no combate à organização criminosa, a Delegacia Especializada em Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO – mantém uma equipe dedicada ao mapeamento e acompanhamento das ações criminosas praticadas pelo PCC em nosso estado.