A Polícia Militar e a Guarda Municipal são acionadas para identificar os autores da pichação a uma parede externa da Capela do Horto, em Congonhas, na região Central de Minas.
A construção, do século XIX, faz parte do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Além da parede da Capela, o ato de vandalismo foi encontrado também em uma pedra do sítio histórico, na tarde dessa sexta-feira (29).
Segundo a prefeitura da cidade, a Diretoria de Patrimônio Histórico do executivo acionou a PM e a Guarda Municipal e registrou um boletim de ocorrência. Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) também foram contatados e estiveram no local, para analisar os procedimentos de reparação – que vão ficar a cargo da prefeitura.
Imagens de câmeras de segurança serão analisadas pelas autoridades para tentar encontrar os autores. Após o ocorrido, a Guarda Municipal também intensificou as ações de vigilância no perímetro do Santuário.
A pichação é considerada crime ambiental e vandalismo e pode resultar em pena de prisão de três meses a um ano, além do pagamento de multa.