O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, desembarcou hoje (17), no Aeroporto de Ancara, na Turquia, vindo de Riad, em uma viagem destinada a esclarecer o que ocorreu com o jornalista saudita Jamal Khashoggi, desaparecido desde o último dia 2, no consulado da Arábia Saudita, em Istambul.
Pompeo, que ontem (16) se reuniu com o rei saudita, Salman bin Abdulaziz, será recebido pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.
Mais tarde, Pompeo também se reunirá com o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Çavusoglu, que antecipou ontem estar “feliz” de poder falar com o político americano para obter mais detalhes do caso Khashoggi.
“Não sabemos quais informações trará de Riad, não sabemos o que é, o que vai explicar, assim que chegar”, disse Çavusoglu.
A investigação turca do caso sofreu um novo atraso ontem à noite, já que funcionários sauditas que deviam facilitar a operação de buscas na residência do cônsul saudita, em Istambul, impediram essa inspeção ao cortar todos seus contatos com os inspetores do país anfitrião.
Apesar de ter autorização para a inspeção, a equipe de policiais, promotores e legistas turcos esperou ontem em vão durante horas, até o início da noite, na frente da residência.