O prefeito de Capinópolis Cleidimar Zanotto afirma que o município não pode assumir sozinho a obrigação de combater os incêndios florestais, porém, que estará sempre pronto para ser parceiro.
“Sempre deixei claro que o município é parceiro dos produtores rurais. Vamos ajudar no que pudermos, acho que as reuniões para trabalhar essa Brigada de Incêndios, ela tem que prevalecer, com o objetivo da maioria, de parceria, porque o município não pode ficar com a responsabilidade de qualquer incêndio rural que tiver ir lá e apagar, acho que a responsabilidade é de todos, tanto do município, como também dos produtores. Nós temos aí caminhão, igual o ano passado teve, disponível, com funcionário, dando o suporte, e vamos continuar dando suporte. Deixo claro aqui que não vamos chamar a responsabilidade, que não é só do município, para cima do município, a responsabilidade é de todos. Todos os produtores e todas as pessoas, então aqueles produtores que têm estrutura e queiram ajudar, nós vamos ajudar, agora se for deixar só em cima do município, aí infelizmente nós não vamos assumir essa responsabilidade, mas deixo claro que somos parceiros e queremos construir uma parceria com o objetivo maior da população, dos produtores, de combater o incêndio, o que for preciso nós estamos juntos nessa parceria”.
Questionado sobre a promessa de deputados, de entregar caminhões, o prefeito de Capinópolis destacou ─ Nós fomos lá, fizemos as visitas, teve promessa sim, de caminhões, que iriam fazer emendas com esse objetivo, mas infelizmente ainda não chegou nada, exceto sim, que eu ressalto é que o Marcos Montes fez a emenda de R$185 mil reais, com o foco de ceder o caminhão tanque, mas o recurso não dá só para o caminhão, então terá a contrapartida, então realmente a conversa teve, promessas foram feitas, mas infelizmente ainda não recebemos o empenho desses caminhões com esse objetivo de montar a Brigada.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Capinópolis e Cachoeira Dourada, Wesley Barbosa, está preocupado com a classe ruralista de Capinópolis e região, que sofreu muito com os incêndios florestais em 2017. Ele lamenta o fato dos caminhões prometidos pelos deputados para formação da Brigada de Incêndios, que por enquanto não chegaram, mas agradece o apoio das prefeituras, porém chama atenção dos produtores para que se unam e deixem tudo pronto para o caso de uma emergência.