Um importante equipamento foi inaugurado nesta quinta-feira (7) pelo prefeito Odelmo Leão: a unidade de educação infantil do bairro Jardim Canaã. A escola denominada Centro Educacional Crescer 4, gerida pelo Grupo Salva Vidas, começou seu funcionamento hoje atendendo a demanda região, com a abertura de 244 vagas para crianças entre 3 e 5 anos, nos turnos parcial e integral.
O prefeito Odelmo Leão explicou que a entrega da estrutura demonstra o comprometimento da gestão municipal no desenvolvimento do ensino público. “Recentemente, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação publicou que 34% do nosso orçamento é utilizado na Educação, muito acima dos 25% obrigatórios. Ao finalizarmos esta unidade, mais uma vez demonstramos nossa responsabilidade e compromisso com as nossas crianças”, destacou.
Parceira educacional
A nova estrutura nova (localizada na rua Queila, 532, Jardim Canaã) será administrada pelo grupo Salva Vidas, organização da sociedade civil (OSC) que é parceira da Prefeitura de Uberlândia na prestação de serviços educacionais. Na semana passada, o prefeito Odelmo Leão publicou um decreto que tornou o funcionamento da escola possível, com a transferência de recursos à entidade no valor de R$ 868,4 mil. O município auxilia, ainda, com apoio técnico.
“Consideramos muito importante esta parceria com o Grupo Salva Vidas para ampliar o atendimento infantil em nossa rede, principalmente no bairro Canaã, onde ele já tem outros trabalhos. A escola está linda e com todo o aparato para atender as crianças e educar com muito carinho”, disse a secretária municipal de Educação, Tânia Toledo. Para o funcionamento da escola, a prefeitura dá todo o suporte, além da parte financeira, da merenda e acompanhamento pedagógico.
Hoje, o município tem como parceiras 44 unidades educacionais geridas por Organizações de Sociedade Civil (OSCs), as quais atendem, principalmente, a demanda do ensino integral. “O Centro Educacional do Canaã vai receber uma demanda específica no município de mães e pais daquela região que trabalham e precisam deixar essas crianças em algum lugar”, comentou a coordenadora de Acompanhamento e Avaliação das Parcerias com as OSCs, Marinêlida Ferreira.
A unidade
Paralisadas desde 2015 com cerca de 80% de execução, as obras da unidade foram retomadas no início de 2018, após o prefeito Odelmo Leão assinar a ordem de serviço. Para finalizar a estrutura, a atual administração investiu mais R$ 450 mil provenientes do orçamento municipal, vinculado à Secretaria Municipal de Educação. O espaço conta com uma estrutura completa com salas de aula, parque infantil, banheiros, setor administrativo, lavanderia, cantina e espaço multiuso.
“A inauguração desta escola é muito importante pra mim. Eu trabalho fora de casa e foi um presente ter conseguido a vaga em período integral pra minha filha”, contou Karine Ranzuli, mãe de Maria Clara, de 3 anos e aluna da escola.
Para a diretora da unidade, Fátima Cardoso, a inauguração é importante para atender as crianças que precisavam da vaga. “Agradecemos às pessoas e à Prefeitura que confiaram no nosso trabalho”, disse a coordenadora, que pertence ao Grupo Salva Vidas.