O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, pediu hoje (8) que as pessoas evitem circular pela cidade quando estiver chovendo muito. É que a cidade foi atingida ontem (7) por chuvas fortes, o que provocou mortes, alagamentos, queda de árvores e desabamentos de imóveis. A previsão para hoje é de mais tempestades.
Duas pessoas morreram no temporal das últimas horas no estado do Rio: um homem atingido por um raio na Região dos Lagos e uma criança de dois anos vítima de desabamento na zona norte da capital.
Notícias relacionadas:
Na cidade do Rio, sirenes soaram em 113 comunidades para alertar sobre riscos de deslizamento de terra. Várias ruas ficaram alagadas e avenidas importantes foram interditadas na noite de ontem.
Transtornos
“Nós devemos ter mais chuvas hoje. A cidade voltou a um certo estágio de normalidade, mas é óbvio que a chuva de ontem trouxe muito lixo, provocou bolsões d’água, alagamentos e entupimento de galerias, então com a chuva de hoje a gente pode voltar a ter problemas. Evitem deslocamentos durante chuvas fortes, fiquem atentos às informações da imprensa e do Centro de Operações”, disse Eduardo Paes, em um vídeo publicado nas redes sociais.
A chuva forte invadiu prédios como o campus principal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), na zona norte, e o edifício da Petrobras na rua do Senado, no centro da cidade.
Na Rua dos Inválidos, um casarão tombado pelo município foi atingido por desabamento parcial do imóvel vizinho. Ele integra o conjunto do antigo cortiço Chora Vinagre, tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH).
“Existe risco iminente de queda do imóvel, a Defesa Civil do município está vistoriando e iremos proceder com pedido de urgência para demolição parcial da estrutura a fim de resguardar a segurança de pessoas que moram e transitam no local, e, a partir daí, os proprietários do imóveis serão notificados e responsabilizados para que respondam aos órgãos públicos de forma adequada,” afirmou Alberto Szafran, subprefeito do centro do Rio de Janeiro.
As chuvas também prejudicaram o abastecimento de água em 13 bairros na zona oeste da cidade. A concessionária Rio+Saneamento informou que o fornecimento foi reduzido devido a alterações na qualidade da água captada na estação de tratamento de Guandu.
O Colégio Pedro II, unidade federal, decidiu suspender as aulas hoje diante da previsão de novas chuvas e também porque alguns funcionários e alunos ficaram presos em unidades escolares durante toda a noite.
*Matéria alterada às 11h59 para acréscimo de informações.