Uma parceria entre a Prefeitura de Betim e a Faculdade Pitágoras passou a oferecer gratuitamente atendimento em fisioterapia para a reabilitação de sequelas respiratórias e motoras em pacientes infectados pela Covid-19, além de consultas psicológicas aos trabalhadores da rede pública de saúde que atuam na linha de frente contra a pandemia. A assistência é feita por acadêmicos da instituição de ensino, sob a supervisão de professores e profissionais das duas áreas.
No caso da fisioterapia, o atendimento está ocorrendo de forma presencial, na Clínica Escola da Faculdade Pitágoras de Betim. O paciente interessado deve ser solicitar em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) o encaminhamento para o serviço.
“Os pacientes que buscam pela reabilitação pós-Covid passam por avaliação de triagem e terão as sessões agendadas para acontecer duas vezes na semana, ao longo de três meses. O objetivo é garantir a recuperação, a diminuição de sequelas e a melhora na condição física do paciente”, explicou Paula Lima Bosi, coordenadora do curso de fisioterapia da Faculdade Pitágoras Betim. A iniciativa também é voltada para portadores de outras doenças crônicas respiratórias ou não.
Já as consultas psicológicas dos profissionais da rede pública são realizadas de forma remota, e podem ser previamente agendadas pelos telefones (31) 2101-9002 e 2101-9037.
“Durante a ligação, a atendente fará algumas perguntas para direcionar o atendimento. A partir disso, o trabalhador já sai com uma consulta agendada”, esclareceu a coordenadora do curso de psicologia da instituição, Renata Alvarenga.