CAPINÓPOLIS – A prefeita de Capinópolis Dinair Isaac está acompanhando de perto a reforma do prédio, especialmente do telhado, onde funcionava o Programa Talento Jovem.
No local será instalada a UAITEC – Universidade Aberta e Integrada de Minas gerais, um compromisso do Governo Mineiro, feito através do secretário de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues. “Estamos reformando o telhado e as instalações internas, preparando o local para receber mais esse grande benefício em prol dos adolescentes e dos adultos de Capinópolis”, disse a prefeita.
Fortalecer o acesso dos estudantes no Ensino a Distância é o objetivo do UAITEC – Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais, projeto do governo de Minas, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), que objetiva permitir o acesso à formação universitária a uma maior parcela dos mineiros e brasileiros, resultando na promoção da sua qualificação profissional e na expansão da geração de renda e riqueza. Esta iniciativa é uma resposta do Governo mineiro à convocação do governo Federal, através do Ministério da Educação, que deseja ampliar até 2014, as atuais 210 mil vagas de ensino à distância, para 600 mil.
A UAITEC terá sempre como foco a capacitação profissional. Ela foi concebida para oferecer cursos de Graduação, Tecnológicos, Extensão Universitária, Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) e cursos de idiomas.
A cooperação compartilhada entre as universidades e os ambientes tecnológicos virtuais disponibilizados através da Rede UAITEC vai permitir ampliar e oportunizar novas vagas educacionais no Ensino Superior em Minas Gerais. Portanto, o princípio da oportunidade educacional, através da cooperação, oferecerá aos mineiros acessos à universidade pública, respondendo aos desafios do Plano Nacional de Educação 2011/2020 e aos objetivos traçados pelo Plano Decenal de Educação de Minas Gerais.
“Estamos construindo a Capinópolis que queremos para o futuro, e esse futuro precisa ter educação de qualidade e nossos jovens merecem esse apoio, estudando aqui mesmo, sem ser preciso pegar estrada para se qualificarem”, concluiu a prefeita.