A Prefeitura de Ituiutaba, através da Secretaria de Educação, Professora Edmar Franco Borges Paranaíba esteve como convidada, nesta terça-feira, 21, na Câmara Municipal, e revelou que a Administração pretende criar o Centro Municipal de Atendimento a alunos com necessidades especiais.
Apesar da polêmica em torno do fechamento da Escola de Ensino Especial, Risoleta Neves, pertencente ao Estado, de acordo com a Secretária Edmar Paranaíba, o projeto para criar o Centro de Educação Inclusiva vem sendo elaborado desde o início do ano. Representantes da Secretaria esteve visitando este ano as cidades de Uberaba e Araguari, onde respectivamente está em funcionamento uma unidade do Centro e outro de um Núcleo.
“A nossa responsabilidade pela melhoria na qualidade da oferta na educação, são metas seguidas criteriosamente a risca. Inclusive somos fiscalizados por órgãos sérios como o Tribunal de Contas do Estado, TCE que nos próximos dias estará nos visitando. A nossa cidade está acima dos 100 mil habitantes, fato que atribui o compromisso de criar este Centro, como resposta aos nossos compromissos com educação inclusiva. Alias este tema foi tratado com o Prefeito Fued Dib, a Promotoria Pública e a Superintendência de Ensino”, disse a Secretaria Edmar.
Alguns números apresentados pela Secretária Edmar, apontou a dimensão do alcance do trabalho que a Secretaria de Educação, está promovendo nas suas unidades de ensino, com a educação inclusiva. No momento, existem cerca de 358 alunos sendo atendidos em salas de recursos.
Edmar Paranaíba, confirmou o envio de oficio com pedido de urgência, no início do mês de outubro, ao Governador de Minas, Fernando Pimentel, solicitando o prédio da Escola Risoleta Neves, para que possa ser instalado neste espaço, o Centro Municipal de Atendimento a alunos com necessidades especiais, como também atender alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem, de socialização, de indisciplina exacerbada ou qualquer outro tipo de comportamento inadequada. A resposta, entretanto, ainda não chegou a administração.
A Secretária Edmar esclareceu aos vereadores, o cumprimento da obrigação da atual administração, as metas estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB. “Para atingirmos as metas, temos o dever de priorizar a educação infantil e o ensino fundamental. E o próprio Plano Decenal prevê a extinção do ensino médio no município. Começamos este processo pela Escola Machado de Assis, e agora vamos chegar até a escola Archidamiro Parreira de Souza, no Ginásio Agrícola, contudo, nenhum aluno, se depender de nós, ficará sem estudar, pois, haverá vaga em locais localizados mais próximos da moradia, e ainda o transporte escolar”, disse a Secretária.