ITUIUTABA – Recentemente, com o objetivo de dar uma destinação adequada aos pneus recolhidos em Ituiutaba, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental em Saúde – CCZ, responsável pela coleta deste tipo de material no município, autorizou a empresa Carlos A. Neto (Pneus Neto) a encaminhar para destinação final 24 toneladas de pneus irreversíveis.
Os pneus, que foram recolhidos e ficaram estocados no galpão da oficina da Prefeitura, a fim de se evitar a proliferação de mosquitos transmissores de doenças, como a dengue (Aedes aegypti) e outras, deverão ser incinerados.
Todo o material foi enviado para a destinação final, através de convênio estabelecido entre a Prefeitura e a Associação Reciclanip, que determinou que os pneus fossem transportados para a Intercement S/A, na cidade de Cezarina – GO, para serem destruídos.
“A Vigilância Ambiental em Saúde de Ituiutaba, por meio de sua equipe, tem realizado um trabalho de significativa importância no combate à dengue no município. Através de iniciativas como o recolhimento, estocagem adequada e destinação de pneus irreversíveis para a destruição, a SMS e CCZ têm cumprido seu papel, realizando a retirada de circulação desse material, que é um dos principais criadouros do Aedes aegypti”, avalia o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Antônio Carlos.
“A retirada desse material com sua posterior destinação para a queima em fornos de fábricas de cimento de cidades como Cezarina, Matãozinho e Itaú de Minas, representa a seriedade da Secretaria de Saúde de Ituiutaba no trato a questões importantes como a proliferação dos vetores da dengue”, revela a secretária de Saúde, Sônia Correa do Carmo.