Com 23 anos de idade, formada em Recursos Humanos há 3 anos, Lethicia Cristina S. Barros, sempre gostou de se relacionar com pessoas. Indecisa sobre qual carreira seguir, entrou no curso de tecnólogo em RH e a partir daí descobriu sua verdadeira vocação: trabalhar com gente. De família simples, sempre se esforçou para ajudar financeiramente seus pais, e seu maior objetivo era seguir carreira em uma grande empresa, onde pudesse obter conhecimento e crescer profissionalmente.
Lethicia ainda não havia trabalhado na área de formação quando ficou sabendo sobre o recrutamento para vagas do Programa Jovem Aprendiz na Santa Vitória Açúcar e Álcool (SVAA). “Enxerguei nessa oportunidade, a grande chance de concretizar meu objetivo profissional. E trabalhar na SVAA sempre fez parte dos meus planos. Quando fui selecionada, foi uma felicidade enorme, mas ao mesmo tempo sabia que este era somente o primeiro passo”, ressaltou Lethicia Barros.
Lethicia é uma das três integrantes do Programa Jovem Aprendiz da Santa Vitória Açúcar e Álcool (SVAA), que foi efetivada pela empresa depois de completar o processo de aprendizagem por 13 meses. Ela faz parte da primeira turma do Programa de Jovens da SVAA, que finalizou em junho de 2018. “Quando recebi a notícia de que seria contratada pela empresa, não consegui acreditar, na verdade, até hoje minha ficha não caiu. Sou muito grata por tudo que já aprendi até agora, e tenho certeza que essa chance me ajudará a crescer e aprender muito mais”, finaliza Lethicia.
De oito participantes da primeira turma, três foram contratados pela empresa, ocupando assim os cargos de auxiliar administrativo, assistente de Relações Trabalhistas e analista de Laboratório. Resultado da disponibilidade da vaga na área de atuação, aliada ao desempenho do Jovem Aprendiz. “Contratamos a Lethicia porque coincidiu de termos a vaga no setor justamente nesse momento e, também pelo destaque da atuação dela no período em que esteve conosco. A escolhemos para fazer parte da nossa equipe porque acreditamos no seu potencial”, comenta José Cláudio Canatto Ferracioli, supervisor de Relações Trabalhistas.
O programa Jovem Aprendiz traz em seu conteúdo aprendizados que proporcionam ao jovem uma melhor condição quanto ao início de sua carreira profissional, oferecendo a oportunidade de trabalhar e aprender ao mesmo tempo. “É muito gratificante, para nós quanto empresa, trabalhar com um programa de aprendizagem, podendo contribuir para a formação de novos talentos”, destaca Lorena Borges, analista de Desenvolvimento Organizacional.
Aqueles que não foram contratados pela empresa, voltam ao mercado de trabalho, agora com experiência e registro em carteira. Segundo Vinícius Santana, ter participado do programa na SVAA foi excelente não só pela oportunidade de ter o registro de primeiro emprego, cumprindo assim a exigência de uma experiência para os próximos trabalhos, mas também pelo conhecimento adquirido e os contatos feitos. “O que aprendemos aqui nesse período é algo que nunca ninguém poderá nos tomar. Vai ficar para sempre em nossa memória como uma rica lembrança do início de nossa trajetória profissional”, comenta Vinícius.
Atualmente, o Programa de Jovens Aprendizes da SVAA abrange todas as áreas da empresa contanto com mais de 40 participantes, entre 14 e 24 anos.