Na última quinta-feira, 29 de fevereiro de 2023, um marco significativo foi registrado na sede da Associação Comercial e Industrial de Ituiutaba (ACII). Representantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Campus Pontal, conduziram a apresentação do ambicioso projeto de criação do curso de Medicina na instituição.
Detalhando os aspectos técnicos e a relevância institucional das entidades envolvidas, a proposta recebeu apoio unânime por parte das organizações ali representadas.
A reunião testemunhou a manifestação de apoio de entidades chave da região, incluindo a ACII, CDL, Sindicomércio, Fiemg, Sebrae, Sindicato Rural, Sindicato dos Contabilistas, OAB, Rotary, Alami, Câmara Municipal, entre outras que serão contatadas e participarão ativamente do processo.
Este apoio é fundamental, considerando que o projeto precisa ser apresentado ao Ministério da Educação (MEC) dentro de um prazo de 120 dias.
Maurício Garvil, presidente da ACII, expressou o significado desse marco para Ituiutaba e região, afirmando: “É um dia histórico para Ituiutaba e toda a região. É momento de agradecer a todos que iniciaram esta luta há alguns anos, e chegou o momento propício para retomar esta iniciativa”. Garvil ressaltou a importância do apoio das organizações representantes da sociedade civil, demonstrando confiança na concretização desse projeto.
O processo para a criação do curso de Medicina recebeu um impulso significativo após uma visita da reitoria, técnicos da UFU e representantes de Ituiutaba ao Ministério da Educação (MEC) em Brasília. Na ocasião, foi confirmada a autorização prévia do governo federal para a retomada dos trabalhos com esse objetivo, com a anuência da Reitoria da UFU-Pontal.
A expectativa agora é pela união de esforços de todos os setores da sociedade para que Ituiutaba possa concretizar esse projeto e atender às necessidades de toda a região na área da saúde. A criação do curso de Medicina representa um avanço significativo para o bem-estar e a qualidade de vida da comunidade em geral. A ACII, como aglutinadora dos diversos segmentos do setor produtivo, juntamente com as demais instituições, está comprometida em apoiar e colaborar com os recursos necessários para tornar este sonho uma realidade.
Este é apenas o começo de uma jornada que promete transformar o cenário educacional e de saúde da região. A união e o comprometimento de todos os envolvidos são cruciais para o sucesso deste empreendimento que beneficiará gerações futuras.