07022017 exame de oximetria na rede publica capinopolis

Projeto de Lei apresentado na Câmara de Capinópolis, obriga exame de ‘Teste do coraçãozinho’

Central de Jornalismo
Divulgação
Divulgação
Divulgação

CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – Um projeto de Lei apresentado na Câmara Municipal de Capinópolis na noite da última segunda-feira (6) de fevereiro pelo vereador Caetano Neto (PSDB), obriga a realização do teste de oximetria de pulso, mais conhecido como “Teste do coraçãozinho” a todos os recém-nascidos na rede pública do Município de Capinópolis.

De acordo com o autor do Projeto, dados da Sociedade Brasileira de Pediatria apontam que, em cada Mil nascidos vivos, de um a dois bebês apresentam algum tipo de doença cardíaca congênita grave. O diagnóstico precoce das cardiopatias congênitas, permitirá que a criança seja encaminhada para tratamento, antes mesmo de apresentar os sintomas do problema.

A oximetria de pulso é um exame indolor, utilizado para medir os níveis de oxigênio no sangue e batimentos cardíacos, devendo ser realizado em recém-nascidos assintomáticos após 24 horas de vida, mas antes da alta hospitalar, para detectar a presença de cardiopatia congênita grave que colocar em risco a vida da criança.

- Continua após a publicidade -
A ILHA SAÚDE ANIMAL

Se a Lei for promulgada pelo prefeito Cleidimar, o hospital local ou qualquer outro estabelecimento que preste ou que venha a prestar serviço de assistência ao parto na rede pública ou conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), fica obrigado a efetuar o exame de oximetria. Caberá ao Executivo Municipal, por meio de ato próprio, baixar as demais normas para o integral cumprimento da Lei.

- Continua após a publicidade -
Ad image

TV Tudo Em Dia

Compartilhe este artigo
Deixe um comentário