
CAPINOPOLIS – Crescer o atendimento preventivo com ações e projetos inovadores trazem ótimos resultados quando se fecham os números da saúde pública no final de cada exercício. A prevenção continua sendo o melhor remédio.
Esse trabalho é desenvolvido em Capinópolis pelas equipes do Programa Saúde da Família, a exemplo do Programa Hiperdia, que reúne hipertensos e diabéticos semanalmente, além de levar para dentro do PSF pessoas que não tem a doença, mas querem evitar.

Na última semana ocorreu mais uma reunião no PSF Alvorada, e desta feita abordando o tema “Saúde Mental”, o qual foi trabalhado em forma de teatro para melhor percepção dos mesmos. “Contamos com a participação da equipe multiprofissional do PSF assim como a equipe de residência multiprofissional da UFU”, disse a coordenadora de Atenção Primária, Ana Claudia Cocca.
De acordo com os especialistas que participaram do evento, um dos aspectos importantes observados quanto a Saúde Mental de forma preventiva, é no pondo de vista do uso, abuso e dependência de Álcool e outras drogas. Nesse trabalho pode ser observado ainda o quanto as atividades físicas pode contribuir para a qualidade de vida de pessoas com transtornos mentais.
A parceria dos Agentes do Programa Saúde da Família, com a presença dos multiprofissionais da UFU ajudam na busca

de uma melhora na qualidade de vida dos pacientes que apresentam distúrbios mentais, tais como embotamento afetivo, humor deprimido, ansiedade, compulsão alimentar e neuroticismo. Esse amparo de forma preventiva influiu no comportamento dos pacientes, sugerindo que pode haver melhoras na qualidade de vida e no convívio social.
“Estamos sempre buscando inovações para serem levadas aos PSF’s para atender os cidadãos em cada bairro da cidade ou na zona rural, onde acontecem as reuniões semanais. Esse é o papel da Secretaria Municipal de Saúde, que melhora o atendimento na média e alta complexidade, mas acima de tudo, dá condição para que o trabalho preventivo seja efetivo nos bairros”, relata a secretária municipal de Saúde, Simone Dantas.