SEM TEMPO PARA LER? ENTÃO OUÇA A NOTÍCIA
CAPINÓPOLIS – Todos os meses as mães que participam do Programa de Apoio às Gestantes, após ter dado a luz, recebem orientação e acompanhamento do bebê, num trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Programa Saúde da Família.
Esse trabalho, segundo a secretária municipal de Saúde, Simone Dantas, tem reflexo direto na qualidade de vida do bebê e da própria mãe.
A reunião do Grupo de Puericultura é programado em cada PSF, abordando sempre temas de suma importância para o dia a dia da criança, a exemplo do que fez o PSF Alvorada, com participação da equipe multiprofissional do PSF, realizou nas últimas semanas reunião abordando assuntos relacionados ao crescimento e desenvolvimento das crianças.
“Os pais devem estar sempre atentos ao desenvolvimento da criança, sempre levá-la ao PSF para a pesagem e medição, e perguntar muito para tirar todas as suas dúvidas”, disse Simone.
Enquanto a mãe ainda está no período de gestação, a mesma recebe informações que vão das atividades físicas e alimentação, à higiene bucal, e em seguida, após o parto, a alimentação do bebê, os cuidados da mãe, na amamentação e na higienização do bebê passam a ser o foco das reuniões de Puericultura. “Temos hoje dezenas de mães que participam das reuniões de puericultura nos bairros, e isso ajuda a manter a criança saudável, e sempre que é detectado algum problema, a Secretaria de Saúde age de imediato para oferecer saúde e qualidade de vida a esse bebê”, relata Simone.
Para conhecer a data das reuniões de Puericultura em cada bairro, basta a mãe procurar o PSF do seu bairro e se orientar quanto a essa agenda.