CAPINÓPOLIS, TRIÂNGULO MINEIRO – A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio da equipe de Atenção Primária Básica, tem levado à população nos bairros, várias atividades preventivas ou que possam manter com qualidade de vida pessoas que já detectaram algumas doenças.
Segundo a coordenadora do PSF Ideal – Unidade Família Jarbas Fontoura, Fernanda Farid, o objetivo das reuniões é levar ao conhecimento de todos o que são algumas doenças e como fazer para evita-las, ou mesmo conviver com ela, como na última semana, quando aconteceu reunião com o Grupo Hiperdia, onde o tema abordado foi a Hanseníase. “Falei aos presentes sobre a doença, os meios de transmissão, os sinais e sintomas, o tratamento, as sequelas e os cuidados que se deve ter no dia a dia”, disse a enfermeira.
Além das orientações passadas aos grupos que frequentam a Unidade no dia a dia, quem participou da reunião teve ao final a aferição da glicemia e a pressão arterial, além de ser oferecido um lanche a todos.
“Essa presença dos usuários na Unidade, principalmente nesses projetos preventivos é de suma importância para a vida deles, e isso tem trazido bons resultados para ambas as partes”, acrescentou a secretária municipal de Saúde, Simone Dantas.